terça-feira, 15 de março de 2011

O Coreto


Mais uma apresentação que será realizada no meio do povo, nesse simpático coreto no dia 30 de abril, ao final da tarde. Mais detalhes na sessão que será criada para cada evento.

A Secretária Tuca Smith

A Secretária Tuca Smith e Herman Schmitz.

Eis aí uma pessoa de uma vitalidade e energia admiráveis. Em sua segunda gestão na Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, coordena praticamente todos os eventos da cidade. Artista plástica formada aqui em Londrina na UEL, é também pianista, cinéfila, ministra oficinas de literatura e de teatro, todas qualidades mais que importante num cargo dessa natureza.
Com sua energia e a da sua equipe faremos o nosso evento com a certeza de estarmos realizando algo estruturado e de dimensões compatíveis com a importância desse projeto.

A Região

Pastagem próxima a Rancharia.

No caminho que percorri conheci as cidades de Assis, Paraguaçu Paulista, Quatá, João Ramalho e por fim Rancharia. É uma região tipicamente agropecuária, e portanto muito rica, com suas pastagens entrecortadas por plantações, suas cidades com ruas e calçadas largas, suas casas bem cuidadas e adornadas. O comércio também me pareceu bem movimentado; enfim, são cidades pequenas mas nitidamente urbanas, com luminosos, logomarcas e design nas fachadas, todas características familiares ao nosso velho capitalismo.
Outro ponto muito favorável é a presença constante de obras do governo, tanto a duplicação da rodovia que se faz em todo esse trajeto, — uma obra importante onde se vê realmente a marca dos dentes das escavadeiras ao longo da pista, quanto as benfeitorias nas cidades e entornos.

Viagem a Rancharia

Imagem de Satélite da região de Tarumã.

Quando se sai do Paraná pela PR-323 em direção a São Paulo SP-333, o que se constata de um modo cada vez mais evidente, é a presença do homem dominando a natureza.
São grandes extensões de solo dedicadas exclusivamente ao cultivo, separadas por pequenas estradas de terra por onde se mesclam maquinas de vários formatos e tamanhos. Na rodovia, o fluxo de caminhões é contínuo.
Tem-se ali a sensação da presença humana ocupando esses descampados, o que elimina aquela impressão de soledade das estradas no interior do Paraná em seus trechos praticamente ainda intocados de mata atlântica.
Aqui, mesmo as árvores e os acidentes naturais, parecem estarem cumprindo um determinado fim, possuem o alinhamento de uma geometria que caracteriza a inteligência aliada a força de um povo.

Ações Confirmadas

Quero agradecer o apoio e a atenção da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte Laura Lemos do Amaral, com a qual conversei sobre as várias possibilidades da realização desse evento, e se tudo der certo, estaremos oferecendo à cidade de Jacarezinho um grande presente. Aguardem!