JACAREZINHO
As primeiras tentativas de colonização conhecidas datam do século passado, por volta de 1898. Um dos primeiros pólos de desenvolvimento agrícola do Estado, sua colonização foi realizada por fluminenses, paulistas e mineiros. Sua riqueza maior provém do setor agropecuário e de prestação de serviços.
Com a instalação da reitoria da Universidade Estadual do Paraná, a cidade conta com as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras; Educação Física e Fisioterapia; e Direito, faculdades públicas pertencentes à UENP.
Geograficamente localizada em um ponto estratégico, com ligação rodoviária com as mais importantes cidades do Paraná e São Paulo, fica eqüidistante de Curitiba e da capital paulista - 400km. Dotada de excelente infraestrutura urbana, possui trabalhadores qualificados e competentes, solo fértil, com grande diversidade na produção agropecuária. Tem ainda uma moderna rede de comunicação - telefonias fixa e celular, internet, rádios AM e FM, agências bancárias, teatro, cinema, Ginásio de Esportes, Centro de Eventos e, o mais importante, a energia de sua juventude, fator vital para a construção de seu futuro.
RIBEIRÃO CLARO
Ribeirão Claro é um município brasileiro do "Norte Pioneiro" do Estado do Paraná. Faz fronteira com Chavantes, no Estado de São Paulo, cuja divisoria natural é o Rio Paranapanema, situado em regiao panoramica com montanhas e colinas cobertas de verdejante vegetacao reminiscente da Mata Atlantica.
Ribeirão Claro faz parte da Rota das Águas, onde o lago artificial formado pela Represa Chavantes forma lindas praias e cascatas de água transparente ótimas para banho, além de proporcionar muito lazer e diversão através da prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Entre os atrativos da cidade destacam-se ainda o turismo rural, histórico cultural, de aventura e o ecoturismo.
RANCHARIA
No início do ano de 1916, no local onde nasceu a cidade de Rancharia, a Estrada de Ferro Sorocabana, desbravadora dos Sertões do Estado de São Paulo, compreendida entre os rios Paranapanema e Peixe, foi construído um acampamento de rancho para a turma de trabalhadores que executavam as tarefas necessárias à construção da ferrovia.
Os feitores desse serviço distinguiram o acampamento pela designação de Rancharia, que difundida, tomou corpo, oficializando-se como o nome da localidade.