quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Do encontro

Diretor de Cultura de Jacarezinho - Moisés Evangelista

Infelizmente a Secretária de Educação Cultura e Esporte Laura Lemos Gomes do Amaral, por motivo de força maior, não pode estar presente em nossa reunião, mas foi muito bem representada pelo Diretor de Cultura Moisés Evangelista.

Viagem a Jacarezinho - PR

Foto tirada da janela do ônibus próximo a Jacarezinho.

Como não poderia deixar de acontecer, a viagem a Jacarezinho me lembrou da música W/Brasil (Chama o Síndico) do Jorge Bem Jor: Alô, Alô W o Brasil —Jacarezinho! Avião! Cuidado com o disco voador… Música que é um verdadeiro clássico do nonsense, do surrealismo a serviço de um ritmo.

No meu caso o avião foi o da Viação Garcia que faz a rota em apenas 4 horas na ida e mais 4 horas de retorno. Por ser uma quarta-feira haviam poucos passageiros e a estrada estava tranquila. Apesar da bela paisagem aproveitei para reler alguns contos da pequena obra prima de ficção científica hard brasileira: Passagem para Júpiter de Rubens Teixeira Scavone — esse foi o meu disco voador.

Outro ponto importante é que essa linha para em algumas cidades diferentes da minha primeira viagem, então acabei conhecendo, en passant, Santa Mariana, Bandeirantes, Andirá e Cambará. Cidades com muito potencial mas que estão com um certo ar de abandono, o que é lamentável em uma região tão rica.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Um pouco mais de natureza


Bom, deixamos as águas seguirem seus cursos e com certeza em maio estaremos todos juntos comemorando a aniversário da cidade de Ribeirão Claro que deveria se chamar oceanos claros, límpidos e puros, de onde sairemos todos renovados.

Fronteira


Desse ponto exato o Paranaense vê o Paulista, poderia se dizer: vê a costa de São Paulo, mas o rio Paranapanema, em sua majestade, nos ignora e segue o fluir da sua corrente, sem se importar com esses nomes todos.

Mais Águas



Num gesto singular o Prefeito Maurício nos leva e nos enleva num tur por esse panorama absoluto dos caminhos secretos da natureza, e como um salvaguarda dessa exuberância toda, o que ele de fato é, não se cansa de nos levar por trilhas, picadas, atalhos e recantos de onde só podemos suspirar e admirar, pois a força dessas imagens nos ligam cúmplices a preservá-las.

Visão das Águas



Região espetacular, colírio para os olhos, o verdadeiro longscape, a panorâmica total, um mergulho nessa águas, em alguns pontos, te leva a 90 metros de profundidade.

Palco Coreto



Este será o lugar da apresentação do show de encerramento do evento Poesia in Concert. O palco cerimonial para a iluminação pública, onde as bandas Radicais Livres, Benditos Energúmenos e Bonus Trash levarão poesia e música a todos os que estiverem aqui.

Reunião

Herman, Maria Cristina, o Prefeito Maurício e Narda Jorosky.



Reunião oficial de Herman Schmitz com o prefeito Geraldo Maurício Araújo do Partido Verde, a Secretária de Educação Maria Cristina Roberto e a Secretária de Cultura  Narda Helena Jorosky.

Secretaria de Cultura


A seguir, conheci esta obra prima de arquitetura onde está agora a Secretaria de Cultura. (Num outro post vou mostrar os móveis do recinto, aguardem).

Visita a Ribeirão Claro

 
Nesta sexta 11, visitei e conheci o município de Ribeirão Claro, rota das águas, uma cidade encravada entre montanhas e rios, represas e a mata atlântica.
A viagem de Londrina até Ribeirão (como é carinhosamente chamada pelos seus munícipes), — de ônibus, é uma experiência inesquecível.
Como não poderia deixar de ser, o ônibus para em todas as cidades do caminho e a troca de passageiros é incessante, o que ameniza em partes o tempo da viagem.
Enfim, são tantas caras novas sotaques e assuntos que a viagem vai se tornando pitoresca, assim como o nome das cidades: Ibiporã, Jataizinho, Cornélio Procópio, Nova Fátima, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho e por fim, Ribeirão Claro.

(Na próxima viagem farei algumas fotos das cidades desse trajeto)

A duração da viagem, contando a escala em Nova Iorque e Milão, é de 5 horas e esse único ônibus chega exatamente ao meio dia. Horário bom porque a fome é certa, e vamos assim para um dos três restaurantes da cidade, e se os outros forem tão bom como o que eu fui, — e esta é a opinião de um bom gourmet, a cidade está salva e a viagem afinal compensa.

Me esperava na rodoviária a simpatia sorridente e espontânea da Secretária de Cultura Narda Helena Jorosky, com a qual tive o invariável almoço de negócios, no qual não se falou de negócios.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Inicio das Postagens

Olá,

Este é o Blog do Projeto Poesia in Concert ganhador da Bolsa Funarte Circulação Literária - 2010.


Aproveitem